Projeto de Excursão ao Museu Senzala Negro Liberto


PROJETO AFRICANIDADES 2016
5º ANO /ENS. FUNDAMENTAL I/ PROFº GUILHERME NASCIMENTO
EXCURSÃO AO MUSEU SENZALA NEGRO LIBERTO EM REDENÇÃO-CE

1. Por que visitar o museu Senzala Negro Liberto em Redenção-CE?
      Tendo como base a proposta central da Escola em oferecer um ensino contextualizado que vá além dos muros escolares, esse projeto/excursão busca aproximar os alunos do 5º ano e suas turmas A/B à realidade vivida pelos negros e negras escravizados em nosso estado, através de uma visita guia ao material (Museu) disponibilizado pelo governo para estudo e pesquisa sobre o assunto.
      O Projeto Africanidades 2016 busca também, proporcionar aos educando novos pensamentos sobre as relações étnico-raciais, aprendendo que o ensino sobre a África e os africanos não se resume na escravidão, mas que a temática é de extrema fundamentação para o estimulo da formação cidadã do aluno. Desse modo, busca-se também, criar novas condições antirracismo nos participantes envolvidos, para o surgimento de uma cultura de respeito e igualdade.
      Identificar, valorizar e difundir as heranças deixadas pelos antepassados negroides que aqui viveram, também é uma das metas do Projeto Africanidades.
Guilherme Nascimento
2. Quais as maiores metas a alcançar com a visita ao Museu Senzala Negro Liberto?
1. Tornar real os assuntos aprendidos em sala através da exploração visual ao Museu e seus equipamentos.
2. Proporcionar uma aula atrativa e diferente.
3. Desvendar novos conhecimentos sobre o tema com os guias do Museu.
3. Quais as metas especificas que se pretende alcançar com a visita ao Museu Senzala Negro Liberto?
1. Conhecer fisicamente os espaços que compõe um engenho.
2. Ver e sentir os objetos que compõe o conjunto arquitetônico colonial do Museu.
3. Vivenciar o espaço da Senzala e seus equipamentos.
4. Ouvir novas histórias sobre o dia a dia das pessoas que ali viveram.
5. Conhecer a história da Negra Anastácia.
6. Explorar detalhadamente todos os recursos disponíveis com a visita.
4. Como acontecerá a visita?
   Acredita-se que guias serão disponibilizados pelo Museu para todo o programa de visita ao equipamento.
5. Como serão disponibilizados os meios de execução da excursão.
   A definir com a coordenação pedagógica da escola.
6. Como será consolidado o registro da aprendizagem dos alunos com a realização da excursão?
      Avaliaremos os alunos por meio da observação de sua postura após a visita ao museu, seu diálogo sobre o assunto, onde espera-se que os educandos  tenham formado um filosofia politicamente satisfatória de reconhecimento, valorização e aceitação das contribuições africanas para o surgimento e formatação da cultura brasileira. Será construído por eles um mural de fotografias com os principais momentos da excursão.

Caixa de texto: PROJETO AFRICANIDADES 2016, EM CUMPRIMENTO DA LEI 10.639/03



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