Projeto de Excursão ao Museu Senzala Negro Liberto
PROJETO
AFRICANIDADES 2016
5º
ANO /ENS. FUNDAMENTAL I/ PROFº GUILHERME NASCIMENTO
EXCURSÃO
AO MUSEU SENZALA NEGRO LIBERTO EM REDENÇÃO-CE
1. Por que
visitar o museu Senzala Negro Liberto em Redenção-CE?
Tendo como base a proposta central da
Escola em oferecer um ensino contextualizado que vá além dos muros escolares,
esse projeto/excursão busca aproximar os alunos do 5º ano e suas turmas A/B à realidade
vivida pelos negros e negras escravizados em nosso estado, através de uma
visita guia ao material (Museu) disponibilizado pelo governo para estudo e
pesquisa sobre o assunto.
O Projeto Africanidades 2016 busca
também, proporcionar aos educando novos pensamentos sobre as relações
étnico-raciais, aprendendo que o ensino sobre a África e os africanos não se
resume na escravidão, mas que a temática é de extrema fundamentação para o
estimulo da formação cidadã do aluno. Desse modo, busca-se também, criar novas
condições antirracismo nos participantes envolvidos, para o surgimento de uma
cultura de respeito e igualdade.
Identificar, valorizar e difundir as heranças
deixadas pelos antepassados negroides que aqui viveram, também é uma das metas
do Projeto Africanidades.
Guilherme
Nascimento
2. Quais as
maiores metas a alcançar com a visita ao Museu Senzala Negro Liberto?
1. Tornar real os
assuntos aprendidos em sala através da exploração visual ao Museu e seus
equipamentos.
2. Proporcionar uma
aula atrativa e diferente.
3. Desvendar novos conhecimentos
sobre o tema com os guias do Museu.
3. Quais as
metas especificas que se pretende alcançar com a visita ao Museu Senzala Negro
Liberto?
1. Conhecer
fisicamente os espaços que compõe um engenho.
2. Ver e sentir os objetos
que compõe o conjunto arquitetônico colonial do Museu.
3. Vivenciar o espaço
da Senzala e seus equipamentos.
4. Ouvir novas
histórias sobre o dia a dia das pessoas que ali viveram.
5. Conhecer a história
da Negra Anastácia.
6. Explorar
detalhadamente todos os recursos disponíveis com a visita.
4. Como
acontecerá a visita?
Acredita-se que guias serão disponibilizados
pelo Museu para todo o programa de visita ao equipamento.
5. Como serão
disponibilizados os meios de execução da excursão.
A definir com a coordenação pedagógica da
escola.
6. Como será
consolidado o registro da aprendizagem dos alunos com a realização da excursão?
Avaliaremos os alunos por meio da observação
de sua postura após a visita ao museu, seu diálogo sobre o assunto, onde
espera-se que os educandos tenham
formado um filosofia politicamente satisfatória de reconhecimento, valorização
e aceitação das contribuições africanas para o surgimento e formatação da
cultura brasileira. Será construído por eles um mural de fotografias com os
principais momentos da excursão.
Comentários
Postar um comentário