A ESCOLA

A ESCOLA 

"OS DESAFIOS EM DESENVOLVER O SER HUMANO EM TODAS AS SUAS POTENCIALIDADES"


        A Escola como instituição responsável pela disseminação do saber deve estar preparada em todos os aspectos para os desafios que são colocados diante dela pelo seu principal objetivo de existência; - O aluno. Os alunos, indivíduos repletos de subjetividades e complexidades, devem receber de forma igualitária e cidadã as ações promovidas pela escola em formar e desenvolver o alunado.
          Diante disso, a escola deve ser ciente dos fatores que influenciam sua performance como preparadora de vidas, e portanto, deve formatar-se de técnicas, saberes e pessoas que possam buscar soluções para essas adversidades, colaborando como o progresso dos estudantes.
           Melhorar o individuo internamente em suas dificuldades são  um dos pontos mais discutidos entre os formadores de opiniões, pois existem zonas inacessíveis dentro do ser humano que técnica nenhuma alcança, portanto, a escola deve ser um lugar onde o medo, a infelicidade e a rebeldia não sejam alimentados continuamente, mas que o espaço educacional seja local de afetividade e formação de amizades.  A escola e seus responsáveis devem saber que o meio onde o individuo se encontra também interfere em sua aprendizagem, logo a instituição, deve ter em seus princípios éticos e normativos a promoção da paz. Com isso pequenos passos serão dados em direção a mudança tão desejada. 
         A preparação técnica e prática  dos fazedores de educação também devem ser pensadas quando a escola acolhe crianças com distúrbios e deficiências, pois sem a preparação necessária estes podem fracassar no processo de formação da aprendizagem.

 ESCOLA: ESPAÇO DE ENCONTRO DAS DIFERENÇAS, UM LOCAL POLITICAMENTE CORRETO

           A escola como provedora de uma educação formal é responsável em proporcionar conhecimento em rigor científico e cultural aos seus integrantes, de tal forma que o saber seja universalizado de maneira igualitária e justa. Para que haja uma organização sistêmica e gradual dos assuntos que devem ser ensinados e aprendidos, sem o levantamento de dogmas e partidarismos que levam ao desrespeito e a formulação de preconceitos que assolam a união dos povos.  Entretanto, deve-se levar em consideração a cultura na qual o aluno está inserido, o respeito ao seu nível de desenvolvimento e a relevância educacional do que vai ser ensinado. Para que a construção do conhecimento sejam elaboradas e repassadas de maneira consciente, significativa e democrática para que todo indivíduo evolua em seu tempo e jeito. 

   Guilherme Nascimento atualmente é professor polivalente em uma escola particular de
Fortaleza-CE e desenvolver projetos e práticas pedagógicas com  alunos de 4º e 5º ano. 
Contate-o pelo telefone: 9.8551-7879. 

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